-
Arquitetos: Akin Studio
- Área: 32 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:David Grandorge
-
Fabricantes: Louis Jobst Studio, Tadelakt
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de autoconstrução está localizado em uma fazenda de 10 hectares no sudoeste de Herefordshire, Reino Unido, em uma antiga trilha de tropeiros cercada por árvores. Ele foi inicialmente encomendado como uma casa na árvore de baixo impacto mas, após o levantamento do local, foi considerado inadequado apoiar uma estrutura em qualquer árvore.
Em vez disso, a casa reinterpreta a experiência de viver dentro das copas das árvores, sendo construída o mais próximo possível delas, sem derrubar ou danificar suas raízes. Esta ambição, aliada ao aspecto funcional da trilha dos tropeiros, fez com que a casa fosse erguida sobre pilotis, permitindo que as ovelhas sejam pastoreadas por baixo dela e a natureza prospere e cresça em torno da estrutura; além de permitir vistas distantes das montanhas. A proporção e o volume foram ditados pela largura da trilha, altura e espaçamento das árvores. As copas das árvores também desempenham um papel crítico na camuflagem do volume em relação à paisagem, que era um pré-requisito de projeto.
Foi utilizada madeira de carvalho para a estrutura do painel pré-fabricado, com isso, criou-se um pé-direito mínimo de 2 metros. O volume se encaixa entre as árvores com os galhos tocando as paredes, como se ele tivesse crescido em conjunto com o ambiente. Elementos em aço conectam os pilares de carvalho ao solo para aparafusar as fundações nas estacas, permitindo que a casa esteja encantadoramente perto das árvores sem a necessidade de escavação ou concretagem.
O volume estreito é acessado através de uma longa escada que convida o visitante a aproximar-se lentamente. Espaços auxiliares são organizados de forma eficiente em menos da metade da planta com uma cozinha, banheiro e área de dormir/mezanino acima. Com isso, cria-se uma área de estar de pé-direito duplo, oferecendo generosidade espacial dentro da pequena edificação, com uma grande abertura voltada para o sul sobre os campos de ovelhas e a paisagem.
Duas janelas voltadas para o nascer e o por do sol criam vistas emolduradas que permitem aos habitantes um contato próximo com as árvores. Janelas menores foram colocadas na cozinha, banheiro e quarto para fornecer vistas emolduradas e ventilação. Pilares de carvalho de origem local, lambris de lariço serrado, janelas de carvalho, tábuas de piso recuperadas e isolamento reciclado formam a construção principal. O desperdício foi reduzido ao mínimo criando portas e decks no terraço com sobras de carvalho e revestimento de lariço.
As estacas de carvalho são aparafusadas com placas feitas sob medida para manter a integridade estrutural mesmo com os ventos fortes, mas também para facilitar a desmontagem. Pretende-se que a estrutura de carvalho, juntamente com as fundações de estacas aparafusadas, seja facilmente removível e deixe um vestígio mínimo após a sua vida útil. No que diz respeito a energia e água, a casa está conectada a 20 painéis solares, que fornecem eletricidade, e a uma nascente natural que fornece o abastecimento de água.